O camaleão do rock: David Bowie.


Há alguns meses atrás (em um tempo muito remoto, na época dos dinossauros, quando minha internet já foi boa)  baixei a discografia do David Bowie e deixei lá a ver navios no meu HD.
Acontece que tenho baixado tantos filmes, cds, discografia e livros que sempre acabo deixando uma dúzia de arquivos para serem analisados "depois". Esse depois costuma levar semanas, meses, anos... pra você ter uma noção levei dois anos para finalmente assistir “A igualdade é branca” do Krzysztof Kieślowski (quem saber pronunciar o nome desse cara ganha um prêmio).
Tanta coisa boa por aqui não? É de entrar em estado crítico de loucura.
Vamos ao que interessa:
David Bowienome artístico de David Robert JonesLondres8 de janeiro de 1947) é um músico,ator e produtor musical inglês. Por vezes referido como "Camaleão do Rock" pela capacidade de sempre renovar sua imagem, tem sido uma importante figura na música popular há cinco décadas e é considerado um dos músicos populares mais inovadores e ainda influentes de todos os tempos, sobretudo por seu trabalho nas décadas de 1970 e 1980, além de ser distinguido por um vocal característico e pela profundidade intelectual de sua obra.  (Fonte: Wikipédia)
Pois bem, tive interesse ao trabalho dele após ver o filme “ Eu Christiane f” na sexta série, em uma aula de português. Interessei-me fortemente pelo filme assim como sua trilha sonora.


Pesquisei e acabei amando a eminente poesia das letras. O poder de se repaginar a cada álbum lançado, esteticamente e sonoramente, a irreverência e a notaria intelectualidade. 
Tem discos que tem uma pitada de blues, outros de puro Rock N Roll, de Jazz, Pop, Country, Folk... e muitos outros em que eu nem consegui definir o som, e creio mesmo que nem há definição.
Houve canções que ouvi e  pensei: "Essa é a minha favorita dele!" para logo depois escutar outra canção e pensar “ Ah não essa é 6534564 vezes melhor” e assim sucessivamente, até ouvir um outro álbum (não acabei de ouvir todos, são cerca de 34).
Ele já teve contato com um dos autores da geração Beat e afirmou que já leu “ Pé na Estrada” do Jack Kerouak, (um dos meu livros preferidos como falei no poste abaixo).
Teve uma entrevista com o William Burroughs. 
Também já se encontrou com a modelo lindíssima Twiggy da década de 60.
Não podemos esquecer ele e o Freddie Mercury que juntos protagonizaram umas das canções mais animadoras de toda uma geração o “Under Pressure". 


"Esses Ingleses maravilhosos..."
Sua canção mais famosa é Heroes graças ao filme “As qualidade de ser invisível”. Deixa eu dizer que eu praticamente odiei esse filme, para mim essa música sempre será do filme Christiane f, NÃO ADMITO. 
Oh roteiro clichê!


Vamos ao som do camaleão? Enjoy.

1 - Heroes

2 - Space oddity

3 - Under pressure

4 - Starman


Nenhum comentário

Postar um comentário