O Esquecido Bob Dylan.



Eu sei que minhas promessas de nada servem sobre a manutenção do blog, mas publicarei mais por aqui.
Olha que eu nem ando lá ocupada. Só preciso seguir meu horário a risca que me acertarei. Questão de hábito.
Vamos ao que interessa. Essas semanas tenho assistido uma quantidade espantosa de filmes (cerca de 3 filmes por dia em média), e com isso adquiri gosto e respeito por certos cineastas, até mesmo brasileiros (coisa inédita pra mim).  Posso citar Billy Wilder, Gus Van Sant, Gregg Araki, Walter Salles entre outros. Tratarei de falar dos filmes e as particularidades de cada um aqui.
De volta ao presente: entre essa avalanche de filmes acabei assistindo o filme/documentário: I'm Not There. Sobre a várias faces do cantor Bob Dylan. Por alguma razão nunca tive contato com suas músicas, um espanto realmente já que ele é um dos artista mais consagrados na música e sua canção Like A Rolling Stone foi indicada como a melhor canção da história pela famosa revista Rolling Stone (isso mesmo, a revista tem o nome da música).
Claro que eu já tinha ouvido um trecho aqui e outro lá em alguns filmes, mas nunca sentia a vontade de descobrir o portador da voz, muito menos pesquisar sobre ele.
Esse documentário  me tirou dessa ignorância musical e por isso tornou um dos meus favoritos.
Assistindo o filme tive uma surpresa enorme ao perceber como Bob "caia nos meu gosto". Ainda jovem com o pé na estrada, seu pioneirismo sobre canções que retratavam sua atualidade no Folk, sua transformação e contato com a geração de poetas Beats (farei um posto sobre isso), sem falar a bela interpretação dos atores que fizeram cada uma das suas fases, entre eles o já morto Heath Ledgen.

Contém uma poesia frequente, quem não tiver muito contato com esse tipo de filme  o achará meio exaustivo, entretanto vale um replay. A fotografia, interpretação, trilha sonora (impecável, claro na voz do Bob Dylan) merece toda atenção de qualquer jovem que quer entender de música, porque não da vida.
Por uma razão, que ainda não descobri, é meio dificultoso achar a maioria das canções dele. Rodei a internet por um torrent da sua enorme discografia (mais de 35 discos) e não achei. No youtube a maioria são só versões de outros cantores armadores ou profissionais que não conseguiram me satisfazer nem um pouco. Quem tiver mande um salve!


( "Dormir? eu não durmo. Dormi é para sonhadores.")

O cara tá ativo até  hoje, tem 73 anos agora. Seu ponto mais alto foi  na década de 60 e 70. Se não me engano já ouvi, quando criança, uma canção sua no carro do meu pai, algo vago.
Eu acho que as pessoas mais vivenciadas como nossos pais sabem e ainda preservam o gosto por ele, pois aqui entre nós nunca alguém da minha idade me disse ou disse no face que gosta do Bob Dylan.
Acho que é um dos artistas vergonhosamente esquecidos por nossa geração, agora que o conheci de fato acho isso imperdoável.
De suas músicas posso indicar :
● One more cup of coffe.
One of us must know
E a célebre  Like A Rolling Stone   (nem adianta procurar no youtube. só tem versões de outros cantores, procure em sites de compartilhamento de músicas).

Deixo a versão da banda The Rollings Stonnes da música, junto com o clip que sou perdidamente apaixonada.




Nenhum comentário

Postar um comentário