Os filmes de "pé na estrada" de Walter salles

Sabe aquela vontade de colocar tudo na mala e dar um fora sem avisar ninguém, nem ter ideia de para onde ir? Pois bem isso acontece com todo mundo, pelo menos uma vez na vida, mas coragem para realmente fazer é outra história.
Foram muitos diretores consagrados que já rodaram algum filme com esse tema. Eu já assisti cerca de 17 do tipo. Um desses diretores é Walter Salles que, para minha surpresa, descobri ser brasileiro.
Ficou internacionalmente conhecido com o seu longa indicado ao Oscar: Central Do Brasil.
Quem nunca ouviu falar desse filme? Concordo que mostra uma Brasil que não nos agrada nem um pouco porque esse país não é só violência e pobreza. Eu simplesmente não entendo como os diretores daqui só exploram isso, sem falar das cenas de nudez totalmente desnecessárias.
Mudando esse quadro Walter Salles escreveu e dirigiu filmes belíssimos, sendo mais forte em os chamado "Roads Movies", traduzido para português: filmes na estrada.
São 4, Um ao menos todos já tiveram contato ou ouviram falar. Vamos a eles:

1 - Diários de Motocicleta:



História real. Retrata a gananciosa viagem do revolucionário Che Guevara quando era apenas uma estudante de medicina, e seu amigo Alberto Granado pela América do sul para conhecer as diversidades culturais, tendo assim contato com a saúde e vida precária desses cidadãos. Transformando assim esse universitário em umas das personalidades mais reconhecidas no mundo, colocado no pedestal do comunismo junto com o Fidel Castro.
A fotografia é de encher os olhos! As montanhas geladas da argentina, os monumentos históricos deixados pelo Império Inca  no Machu Picchu no peru, a floresta amazônica... É de querer colocar o pé na estrada pedindo carona por aí pra chega lá! hahah.
Eles realizaram essa viagem primeiramente com uma moto, carinhosamente chamada de "Poderosa", mas ela não aguentou nem um terço da viagem e logo precisaram pedir carona para se locomover de destino a destino. Isso quase sem um centavo no bolso, pedindo comida e abrigo aos moradores.
Um filme de reflexões politicas e sociais presenteada com belas paisagens. Um dos meus favoritos.


2- Central Do Brasil



Nem vou me alongar a falar dele por se o mais conhecido entre todos, então um resumo do Filmow:

"Mulher (Fernanda Montenegro) que escreve cartas para analfabetos na estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro, ajuda menino (Vinícius de Oliveira), após sua mãe ser atropelada, a tentar encontrar o pai que nunca conheceu, no interior do Nordeste".

Roteiro mais do que desgastado no brasil, mas as primorosas atuações e fotografia foram dignas sim do Oscar que acabou perdendo para "A vida é bela" de Roberto Benigni.

3- Terra Estrangeira.



"Anos 90. Sem perspectiva de vida num Brasil tomado pelo caos em plena era Collor, Paco (Fernando Alves Pinto) decide viajar para Portugal após a morte da mãe, levando uma misteriosa encomenda. Em Lisboa, ele conhece Alex (Fernanda Torres), brasileira namorada de Miguel (Alexandre Borges), todos envolvidos num esquema de contrabando, que vai tornar suas vidas em um pesadelo".

Eu sou mais que apaixonada por esse filme, sou louca de pedra mesmo! hahaha. Tem drama, tem ação, tem romance, tem de tudo um pouco. Uma bela fotografia, história hipnotizante e muito bem escrita, frases marcantes e verdadeiras sem apelar para o clichê e, claro, tem uma trilha sonora magnifica, sobretudo na canção "Vapor Barato" na voz de Gal Costa.



O final é muito marcante. De todos é de longe o meu favorito.

4- Pé Na estrada.



"Após a morte de seu pai, Sal Paradise (Sam Riley), um aspirante a escritor de Nova York, conhece Dean Moriarty (Garrett Hedlund), um selvagem e carismático ex-presidiário. Determinado a evitar as armadilhas de uma vida, Sal cai na estrada juntamente com Dean, e isso se transforma em uma odisséia de mudança de vida física e emocional. Sedentos de liberdade, eles descobrem o mundo, o êxtase da experiência, a ligação da humanidade e, finalmente, eles mesmos".

Tinha de tudo para se tornar um bom filme. Ótimo diretor, ótimos atores (se tirar a apática Kristen Stewart) e um inspirador tema: A geração Beat e seus poetas (Intelectuais da década 1950 e pais da contracultura). Entretanto o que se mostrou nas telas foi um grupo de jovens agindo feito crianças levianas, capaz de fazer dormir o mais individuo sofredor de insônia. Não deu mesmo, seria épico se desse. Não o recomendo, mas ressalto fortemente a geração Beat e seus idealizadores. Para quem viu esse filme o esqueça, pois eles não foram nada do que mostrado no longa. Leia seus livros, são um grito de uma juventude exausta que foi ouvida em todo canto do mundo. Nos fizeram perceber que a vida era mais que seguir regras, estudar, trabalhar,casar, ter filhos e morrer. Até mesmo nos dias de hoje.
Eu ainda vou fazer um texto aqui sobre o assunto. Se vocês quiserem é claro.

Está aí o Walter Salles, alguns dos seus filmes mais prestigiados. Há outros ao qual não vi, porém do tema proposta são só esses mesmo. Se assistiram algum ou já assistiu comentem aqui na caixa de comentários no blog. Tenho um prazer imenso ler as reações de vocês.


Nenhum comentário

Postar um comentário